20/12/23 às 15h25 - Atualizado em 20/12/23 às 15h41

UBS 7 e Hospital Regional do Gama recebem QR Codes do DF Libras

Serviço tem como objetivo facilitar comunicação entre cidadãos surdos e atendentes ouvintes, por meio de chamadas de vídeos mediadas por intérpretes de Libras

Dois novos espaços contam com atendimento do DF Libras/CIL On-Line. O primeiro é a nova Unidade Básica de Saúde (UBS 7) do Gama, reinaugurada nesta terça-feira (19). Já o outro é o Hospital Regional, localizado no Setor Central da região administrativa.

Com isso, o cidadão surdo que procurar atendimento nesses locais terá acesso à intermediação do seu atendimento por um profissional de Libras. Com o celular, o usuário acompanhará à sinalização do intérprete. Este, por sua vez, transmitirá ao atendente ouvinte as demandas do indivíduo surdo por meio do áudio.

“O DF Libras/CIL On-Line é, sem dúvidas, uma das maiores entregas do GDF à comunidade surda. Com essa colocação dos QR Codes aqui na UBS 7 e no Hospital do Gama, o surdo passa a ter acesso facilitado a uma consulta médica, coisa que, antes, era inviável devido à falta de comunicação que esses cidadãos enfrentam historicamente”, disse Flávio Santos, secretário da Pessoa com Deficiência.

Outros locais de atendimento público, como o Palácio do Buriti e a Estação de Metrô da 112 Sul, já contam com os QR Codes.

O que é o DF Libras/CIL On-Line?

O DF Libras/CIL On-Line oferece à comunidade surda o atendimento por meio de videochamadas em tempo real, com intermediação por intérpretes de Libras, todos os dias da semana, em qualquer horário. Para isso, basta que a pessoa com deficiência, previamente cadastrada junto ao GDF, realize o download do aplicativo, que já está disponível para as mais diferentes plataformas.

Outra possibilidade é que a intermediação do atendimento por um intérprete seja requisitada no órgão ofertante do serviço público pelo próprio servidor responsável pelo atendimento. Anteriormente, o usuário precisava fazer agendamento prévio ou de forma emergencial do serviço pela Central de Intermediação em Libras (CIL), presencialmente.

Sobre os locais

A nova Unidade Básica de Saúde nº 7 fica no Setor Central do Gama, próximo à Feira Permanente. Fechado desde 2015, o local era conhecido como “Posto de Saúde nº 8” e realizava cerca de 14 mil atendimentos mensais. A expectativa é que esse número passe para 30 mil. O investimento na obra foi de R$ 8,1 milhões, com serviço executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Já o Hospital Regional do Gama existe desde 1967 e ocupa uma área total de 46.440 m². Na época, a população era de aproximadamente 10 mil habitantes e a área física da unidade tinha 40 consultórios e 386 servidores para atender cerca de 1,6 mil pessoas por mês. Atualmente, o local conta com 351 leitos e 1.811 servidores, sendo 286 médicos e 212 enfermeiros.