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14/12/20 às 14h10 - Atualizado em 14/12/20 às 14h34

Servidores do Procon recebem orientações sobre atendimento humanizado às pessoas com deficiência

A capacitação acontece no auditório do Procon, no Venâncio Shopping

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal iniciou, nesta segunda-feira (14), mais um curso de qualificação no atendimento à pessoa com deficiência. Nesta edição, a capacitação tem como público-alvo os servidores do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). Serão três dias de curso com 10 (dez) pessoas aproximadamente para evitar aglomeração.

 

O objetivo da capacitação é orientar os servidores que trabalham na área de atendimento quanto ao tratamento a ser dispensado à população com deficiência, levando em conta as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam quando precisam de atendimento em órgãos públicos.

 

O conteúdo da capacitação aborda temas como: conceito e “tipos” de deficiência, terminologias corretas para se referir ao público de forma humanizada e respeitosa, capacitismo, dentre outros.

 

De acordo com a secretária da Pessoa com Deficiência do DF, Rosinha da Adefal, não se trata apenas de garantir atendimento prioritário. É preciso que os servidores “ofereçam um tratamento digno e respeitoso” no que diz respeito ao chamado “público PcD”.

 

“A ideia é exatamente capacitar e qualificar os servidores para entenderem sobre as características dos vários tipos de deficiência e prestarem um atendimento de qualidade, com de abordagem mais humana, direcionada para cada situação específica”, afirma a Rosinha. A chefe da SEPD adianta que a qualificação oferecida para o Procon será estendida a outros órgãos do GDF.

 

Para Rosinha, um atendimento humanizado também faz parte do processo de garantia de acessibilidade. “É mais do que colocar uma rampa ou piso tátil. É saber mostrar o direcionamento certo, tratar as dificuldades de forma diferenciada. Muitos erros são cometidos por falta de conhecimento”, ressalta.

 

Capacitação

 

O curso é dividido em dois módulos: conceitos sobre todas as deficiências e terminologias corretas para referência às pessoas com deficiência. A equipe técnica da SEPD está sendo responsável por ministrar as aulas. Além da parte teórica, os instrutores trouxeram exemplos com a própria vivência, tendo em vista que todos são pessoas com deficiência conhecedoras da temática.

 

Os responsáveis pela capacitação: Daniela Louvores (assessora técnica da Diretoria de Emprego e Renda da SEPD, cadeirante); Karina Ramos (assessora da Coordenação de Políticas Temáticas da SEPD, cadeirante); Waldimar Carvalho (diretor de Acessibilidade Comunicacional, surdo); e Adriana Lourenço das Candeias (assessora técnica da SEPD, cega).

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