A capacitação acontece no auditório da SEPD, na Estação 112 Sul do metrô
A Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal iniciou, nesta segunda-feira (05), seu primeiro curso de qualificação no atendimento à pessoa com deficiência. Nesta primeira edição, a capacitação tem como público-alvo os servidores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab). Serão três turmas de 10 (dez) pessoas aproximadamente para evitar aglomeração.
O objetivo da capacitação é orientar os servidores que trabalham na área de atendimento quanto ao tratamento a ser dispensado à população com deficiência, levando em conta as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam quando precisam de atendimento em órgãos públicos.
O conteúdo da capacitação aborda temas como: conceito e “tipos” de deficiência, terminologias corretas para se referir ao público de forma humanizada e respeitosa, capacitismo, dentre outros.
De acordo com a secretária da Pessoa com Deficiência do DF, Rosinha da Adefal, não se trata apenas de garantir atendimento prioritário. É preciso que os servidores “ofereçam um tratamento digno e respeitoso” no que diz respeito ao chamado “público PcD”.
“A ideia é exatamente capacitar e qualificar os servidores para entenderem sobre as características dos vários tipos de deficiência e prestarem um atendimento de qualidade, com de abordagem mais humana, direcionada para cada situação específica”, afirma a Rosinha. A chefe da SEPD adianta que a qualificação oferecida para a Codhab será estendida a outros órgãos do GDF.
Para Rosinha, um atendimento humanizado também faz parte do processo de garantia de acessibilidade. “É mais do que colocar uma rampa ou piso tátil. É saber mostrar o direcionamento certo, tratar as dificuldades de forma diferenciada. Muitos erros são cometidos por falta de conhecimento”, ressalta.
Capacitação
O curso é dividido em dois módulos: conceitos sobre todas as deficiências e terminologias corretas para referência às pessoas com deficiência. A equipe técnica da SEPD está sendo responsável por ministrar as aulas. Além da parte teórica, os instrutores trouxeram exemplos com a própria vivência, tendo em vista que todos são pessoas com deficiência conhecedoras da temática.
Os responsáveis pela capacitação: Daniela Louvores (assessora técnica da Diretoria de Emprego e Renda da SEPD, cadeirante); Karina Ramos (assessora da Coordenação de Políticas Temáticas da SEPD, cadeirante); Waldimar Carvalho (diretor de Acessibilidade Comunicacional, surdo); e Adriana Lourenço das Candeias (assessora técnica da SEPD, cega).