5/07/21 às 13h55 - Atualizado em 5/07/21 às 16h25

SEPD participa de entrega da campanha Agasalho Solidário

Itens foram entregues em instituição de Ceilândia

Com temperaturas que chegaram a 6,1°C (a menor registrada até agora em 2021), o inverno no Distrito Federal foi mais rigoroso para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para reverter esse quadro e aquecer essas pessoas, o Governo do Distrito Federal promoveu, entre os meses de abril e junho, a campanha Agasalho Solidário. A corrente do bem contou com a participação de servidores e comunidade.

A entrega de parte dos itens arrecadados em órgãos do GDF aconteceu neste domingo (04/07) na sede do Movimento Habitacional e Cidadania da Pessoa com Deficiência, em Ceilândia. Segundo a entidade, 450 famílias estavam inscritas para receber os donativos.

Parte do secretariado do GDF compareceu à entrega. Entre as autoridades estava o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos. O gestor destacou que o trabalho em conjunto das Secretarias possibilitou essa entrega. “O sucesso vem com a união de todos no mesmo propósito”, disse. Ele anunciou outras ações que também acontecerão pela mesma união de forças.

“Temos aí as vans que vão chegar, temos as carretas que estão chegando e vão atender vocês nas cidades, o 156 para surdos e inúmeros outros projetos que surgirão”, enumerou.

Mais uma vez, Flávio colocou a Secretaria à disposição das pessoas com deficiência, reforçando a missão da pasta na criação de políticas públicas em prol do segmento. “Estou na luta junto com vocês, por ser também uma pessoa com deficiência, estou junto nessa caminhada.”

Também presente na cerimônia, o secretário de Economia, André Clemente, entregou pessoalmente itens para alguns associados. Na ocasião, ele explicou como vai funcionar o programa DF Acessível, que conta com 50 veículos.

“Elas vão pegar vocês em casa e levar para consulta, pra fazer aula, levar para evento cultural. Nós vamos lançar [o programa] nos próximos dias”, garantiu.

Comunidade elogia entrega

Uma das beneficiadas foi a aposentada Maria Edite. A moradora de Ceilândia Sul é uma das associadas do Mohciped e comparece ao local para receber verduras e cestas básicas. Ela agradeceu pela entrega, a qual ela classificou como “ótima”. “Tem muita gente que está precisando, porque o frio tá muito grande e está precisando de coberta”, ressalta.

Imagem de uma mulher cadeirante segurando um cobertor que recebeu durante a campanha do Agasalho Solidário

A aposentada Maria Edite foi uma das beneficiadas do Agasalho Solidário. Foto: Comunicação SEPD

Olegário de Faria Belo compartilha do mesmo sentimento. “Simbolicamente [a entrega de agalho] representa muito, aquece do frio. O cobertor é simples, mas o abraço é maior do que tudo. Agradeço muito a Deus por isso”, disse.

Foto de um homem cadeirante mostrando o agasalho que recebeu.

Olegário de Faria Belo, aposentado, elogiou a entrega de agasalhos. Foto: Comunicação SEPD

Público apresenta demandas para o GDF

Além dos representantes do GDF, o deputado distrital Iolando Almeida (PSC) esteve na sede do Mohciped. Na ocasião, o distrital relembrou que os secretários André Clemente e Mayara Noronha Rocha, de Desenvolvimento Social, foram convidados para serem padrinho e madrinha da pessoa com deficiência. Com isso, Iolando firmou um compromisso público com os gestores.

“Eu preciso que você [André Clemente] me ajude a nós entregarmos as moradias das pessoas com deficiência”, conclamou, recebendo uma resposta positiva do gestor.

Sirlei Campos, presidente de honra do Mohciped, também reforçou a batalha do segmento pela política habitacional. “A Bíblia nos diz que temos que lutar pelos órfãos e pelos pobres. E vocês [autoridades] estão lá para isso. Por isso, agradeço pela vida de todos”, afirma.

Veja fotos: