Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/21 às 15h36 - Atualizado em 27/07/21 às 15h42

Secretaria homenageia intérpretes da Central de Libras do Distrito Federal

COMPARTILHAR

Dia 26 de julho é dedicado ao profissional responsável por intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência homenageou os profissionais que atuam na Central de Interpretação de Libras (CIL) do Distrito Federal. Isso porque, nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras.

 

O secretário Flávio Santos visitou a Estação de Metrô da 112 Sul, onde funciona o serviço. O gestor parabenizou cada um dos servidores do setor e destacou a importância do trabalho de TILS na promoção de acessibilidade na comunicação da comunidade surda.

 

“A nossa Central de Libras, mais do que disponibilizar atendimentos aos surdos, oferece cidadania a esse segmento social”, reitera Flávio. Segundo ele, a comunidade surda em todo o Brasil acaba sendo deixada de lado por não haver acessibilidade em diversos serviços.

 

Uma das missões da CIL, lembra o secretário, é intermediar esses atendimentos, quebrando a barreira da falta de acessibilidade. “Nossos intérpretes estão habilitados para acompanhar os surdos em hospitais, delegacias, audiências, bancos e diversos outros serviços”, enumera.

 

A Central de Libras

 

Central de Interpretação de Libras tem como intuito promover o acesso das pessoas surdas aos serviços públicos com acessibilidade de comunicação em libras.

De acordo com a Diretoria de Acessibilidade Comunicacional da SEPD, a CIL prestou mais de 5,3 mil atendimentos, o que representa uma média mensal de 890 intermediações entre beneficiários surdos e prestadores de serviços.