Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/21 às 9h50 - Atualizado em 7/12/21 às 9h54

Secretaria da Pessoa com Deficiência promove mutirão e leva serviços até Brazlândia

COMPARTILHAR

Projeto Ação Inclusiva percorrerá várias cidades do DF, com atividades e informações voltadas ao público

 

A Praça da Bíblia, no setor Veredas de Brazlândia, recebe a caravana da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF. A pasta levou até o local os serviços oferecidos na Estação de Metrô da 112 Sul, no Plano Piloto.

 

O projeto Ação Inclusiva, idealizado pela Secretaria, atendeu pessoas com deficiência moradoras da região nesta sexta-feira (3) e sábado (4). Uma equipe de colaboradores auxiliou o público em demandas referentes aos passes livre local e interestadual, isenção de automóveis, Órteses e Próteses, assessoria jurídica, dentre outros. Os intérpretes da Central de Libras (CIL) também compareceram, prestando assistência à comunidade surda usuária da Língua de Sinais.

 

Além dos atendimentos realizados pela própria Secretaria, vários parceiros, como o Detran-DF, SEST-SENAT, Sebrae-DF, Senac e a Administração Regional de Brazlândia ofereceram cursos e outras atividades voltadas ao público PcD.

 

“O Ação Inclusiva é um programa da Secretaria da Pessoa com Deficiência cujo objetivo é atender as pessoas com deficiência na sua comunidade”, destacou o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos. De acordo com o gestor, o projeto será uma percorrerá várias outras regiões do Distrito Federal. “Esse é um trabalho muito importante para que a comunidade possa ser atendida no seu local. É o GDF indo de encontro às pessoas”, reforça Santos.

 

Apoiador do evento, o deputado distrital Iolando Almeida (PSC) esteve no local. O parlamentar elogiou a iniciativa, que atende uma antigo anseio do público. “É o Estado indo até a pessoa e não o contrário”, ressaltou Iolando.

 

Nas palavras do distrital, o fato do projeto ser itinerante o “empolgou”. “A população com deficiência vai ser assistida em sua região”, completa.

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

O lançamento do Ação Inclusiva coincide com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência.

 

“É um dia de reflexão sobre o que precisa melhorar, mudar e se alegrar também, porque marca um segmento tão importante da nossa sociedade. Esse é o nosso dia”, declarou o secretário Flávio Santos.