Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/08/21 às 14h54 - Atualizado em 18/08/21 às 15h35

Vem aí a segunda edição do projeto Surdo Cinema

O Projeto Surdo Cinema tem o objetivo de capacitar pessoas Surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na arte do cinema, propiciando o acesso à cultura, a inclusão e a formação de plateia.

 

A 1ª edição foi um sucesso. Após a capacitação, foi realizada a mostra dos filmes produzidos em vários lugares do DF, como Cine Brasília, Sesc Taguatinga, Sesc Ceilândia, Guará e Espaço Renato Russo. Em três dias de Mostra itinerante foram reunidas 1.695 pessoas, alcançando a lotação máxima no Teatro SESC Paulo Autran, no Espaço Cultural Renato Russo e no Cine Brasília.

 

Em 2020 recebeu, em primeiro lugar, o Prêmio Gran Circular Aldir Blanc/DF, na categoria festivais, ficando à frente de festivais tradicionais da cidade como o Festival de Internacional do Cinema Brasileiro e o Festclown.

 

Com a grande repercussão do Projeto Surdo Cinema, chega então, a sua segunda edição, no qual serão ofertadas 20 (vinte) vagas para o curso de capacitação, sendo todas gratuitas.

As inscrições foram abertas em 09 de agosto e ficarão disponíveis até o dia 1º de setembro de 2021, podendo ser feitas através do link: https://forms.gle/taYCsVzLvnF1B33Z6 . O resultado da seleção será disponibilizado no dia 03 de setembro nas redes sociais do Projeto Surdo Cinema.

 

Por causa da pandemia, as aulas teóricas serão ministradas on line e, posteriormente, quando das aulas práticas, presencialmente. Não havendo condições de segurança devido à pandemia de Covid-19, esses últimos módulos de aula prática, poderão ser remarcados para 2022 ou realizados também on line. No total, serão 184 horas de curso, divididas em 9 módulos.

 

Entre os realizadores estão a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal (APADA), ARTE&CENA, Teus Sinais e Nomad’s, fomentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.

 

Governo do Distrito Federal