Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/02/23 às 18h07 - Atualizado em 1/03/23 às 10h12

CIL da Asa Sul abre inscrições no curso de inglês para surdos

São 14 vagas para a comunidade com deficiência auditiva com idade a partir de 15 anos; pessoas interessadas devem se inscrever presencialmente na escola, na Asa Sul

 

Foto: Álvaro Henrique/SES

Temos vaga! O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 1 de Brasília está com vagas abertas para a comunidade surda, com idade a partir de 15 anos. São 14 vagas disponíveis no curso iniciante de inglês, destinadas a alunos das redes pública e particular e da comunidade em geral. As inscrições estão sendo feitas presencialmente na escola, nos turnos da manhã, tarde e noite. O início das aulas está previsto para 10 de março. O CIL está localizado nas quadras 907/908 Sul, ao lado do Elefante Branco.

 

O atendimento aos alunos surdos é parte de um projeto voltado para a inclusão social que vem sendo desenvolvido na escola desde 2002. Já são mais de 70 alunos atendidos desde então. A escola é a única do DF a desenvolver a iniciativa. “Estou desde o ano passado auxiliando os alunos em conjunto com o professor de inglês. Faço a parte da tradução em português e eles escrevem em inglês”, explica a professora e intérprete educacional Rogéria Araújo.

 

A metodologia de ensino em sala de aula é diversificada. “Nas aulas, eles aprendem mais com o visual, por meio de sinais e imagens. Alguns surdos são oralizados, então usamos o uso da repetição das palavras; temos duas surdas que também são cegas que aprendem por meio da libra tátil. São várias formas que estamos desenvolvendo para melhorar a aprendizagem desses alunos”, enumera.

 

Além do curso de libras em inglês para surdos, a comunidade escolar do CIL 1 de Brasília participa da formação em libras. Professores, direção e demais servidores recebem aulas toda semana. A inclusão é feita por meio da formação realizada às segundas-feiras, das 8h30 às 10h, e no período da tarde, das 13h30 às 15h.

 

* Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Governo do Distrito Federal