Governo do Distrito Federal
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3/07/20 às 21h29 - Atualizado em 21/07/20 às 18h09

Central de Interpretação de Libras recebe carro para atendimentos a surdos

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Carro levará usuários de Libras e mediador até prestadores de serviços

 

 

Foto: Secretaria de Economia/Divulgação

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF recebeu, nesta sexta-feira (03), um carro. O veículo, fabricação 2019, será destinado à Central de Interpretação em Libras (CIL), cuja finalidade é o atendimento a usuários surdos.

 

A secretária da Pessoa com Deficiência do DF, Rosinha da Adefal, recebeu das mãos do secretário de Economia, André Clemente, as chaves do automóvel.

 

Rosinha definiu a entrega como “um momento de grande alegria”. “Esse é só início do que a gente precisa fazer pela acessibilidade como um todo”, garantiu a chefe da SEPD. Ela lembrou que o carro vai “facilitar a acessibilidade de comunicação” e destacou a pretensão de ampliar ainda mais a equipe, decentralizando o atendimento da CIL.

 

Já André Clemente se colocou à disposição para auxiliar a SEPD em sua missão de elaborar políticas públicas para a pessoa com deficiência. “Além de cuidarmos das pessoas com algum tipo de limitação, temos o dever de garantir acessibilidade. Não só no transporte ou espaço público com acessibilidade, mas no que precisar da Secretaria de Economia”, ressaltou Clemente.

 

Utilização do carro

 

O usuário surdo que necessitar de atendimento fora das dependências da Estação 112 Sul e precisa do auxílio de um intérprete, deverá agendar. O veículo transportará o usuário e o intérprete até o local onde será prestado o atendimento. Nesse local, o intérprete fará a mediação entre o prestador de serviços ouvinte e o usuário da Libras.

 

De acordo com o gerente da CIL, Alexandre Castro, a existência do carro agilizará os atendimentos. “Muitas vezes o surdo tem que ir em vários lugares para resolver um único problema. Embora ele tenha o passe livre, isso demanda muito tempo pela falta de interpréte”, explicou.

 

“Agora com o carro os atendimentos serão mais eficazes pois o interpréte pode ir em vários lugares num mesmo dia e assim ficará disponível para atender uma maior demanda de pessoas”, ressalta.

 

O agendamento poderá ser feito presencialmente, na Estação de Metrô da 112 Sul, ou pelo WhatsApp (61) 99361-3668, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

 

 

Central de Libras

 

A Central de Interpretação em Libras (CIL) é um serviço disponibilizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF. É destinado à comunidade surda, que necessita de uma intermediação em diversos atendimentos.

 

Uma equipe de intérpretes está disponível para realizar essa mediação entre prestador de serviço e usuário. Recentemente, a Central de Interpretação em Libras passou por uma reestruturação. A equipe passou a contar com mais intérpretes, aumentando a capacidade de atendimento para a comunidade surda.

 

Por Ivana Antunes