Governo do Distrito Federal
17/09/21 às 10h09 - Atualizado em 21/07/22 às 16h13

Cadastro Único da Pessoa com Deficiência

Cadastro Único da Pessoa Com Deficiência

 

O Cadastro Único da Pessoa Com Deficiência é o sistema responsável por registrar dados e documentos de pessoas com deficiência no âmbito do Distrito Federal. O cadastro será requisito para a concessão da Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), criada pela Lei Distrital nº 6.642/2020 e regulamentada pelo Decreto nº 41.184/2020, bem como o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência, criado pela Lei Distrital nº 6.809/2020 e regulamentado pelo Decreto nº 42.363/2021. O cadastro único também habilitará as pessoas com deficiência que se enquadrarem ao atendimento do programa DF Acessível .

 

O cadastramento poderá ser feito de forma virtual e as carteiras após aprovação do registro serão disponibilizadas em formato digital.

 

O Cadastro Único vai desburocratizar e melhorar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência do Distrito Federal. De acordo com informações prestadas aos usuários, o sistema facilitará quanto a necessidade de diversos órgãos do governo em manterem informações sobre a identificação das pessoas com deficiência eliminando a necessidade de apresentação constante de laudos médicos.

 

Com o Cadastro Único, a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência vai ter um banco de dados para mensurar, com precisão, a efetividade das políticas públicas voltadas para o segmento, bem como, interagir futuramente com outros órgãos do GDF, que possuam atendimentos e ações voltadas a este segmento.

 

Carteira da Pessoa com Deficiência

 

A carteira da pessoa com deficiência foi criada para que as pessoas com deficiência possam ter maior facilidade de identificação. Com o documento em seu nome, o usuário terá acesso facilitado a benefícios econômicos e sociais oriundos de políticas públicas. A apresentação do cartão só será válida em conjunto com um documento oficial de identificação (RG, CNH, entre outros).

 

Carteira Autista

 

A carteira vem para facilitar o processo de identificação dos autistas e garantir seus direitos. O documento vai ajudar o governo local e federal a conhecer melhor o público e, assim, propor políticas públicas específicas.

 

DF Acessível

 

O Cadastro Único habilitará as pessoas com deficiência a utilizarem dentro de cada especificidade o programa DF Acessível. O programa oferecerá transporte gratuito para pessoas com deficiência que tenham mobilidade reduzida severa. O objetivo do programa é fazer trajetos ponto a ponto. Ele será gerido pela Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB), em parceria com as Secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD.

 

Documentos necessários:

 

RG;

 

CPF;

 

Laudo Médico;

 

Foto 3×4 (própria para documento);

 

Comprovante de Residência (dos últimos três meses);

 

Comprovante de Renda;

 

 

Clique no link abaixo e faça se cadastro:

 

https://sistemas.df.gov.br/CADPCD/Login

 

Em caso de dúvidas ligar:

 

(61) 3245 5733

 

(61) 9.91789455 

 

(61) 9.95321519

 

Tutorial de Orientação Cadastramento no “Cad PcD do DF”

TUTORIAL CADASTRO UNICO

 

Governo do Distrito Federal