Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Perfil da Secretária

 

 

Foto Secretaria

 

 

Roseane Cavalcante de Freitas Estrela – que prefere ser chamada de Rosinha – é a atual Secretária da Pessoa com Deficiência do DF. Ela teve paralisia infantil, provocada por poliomielite aos dois anos de idade. Ainda na adolescência, iniciou sua militância em prol das pessoas com deficiência.

 

Ficou conhecida como “Rosinha da Adefal”, por ter atuado junto à Associação dos Deficientes Físicos em Alagoas (Adefal), onde ocupou diversos cargos. Em 2008, foi eleita vereadora em Maceió (AL). No ano de 2010, assumiu mandato como deputada federal e presidiu, em 2011, a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Em 2015, esteve à frente da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, quando criou a Superintendência da Pessoa com Deficiência.

 

Em julho de 2016, foi nomeada para o cargo de Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania, de onde saiu para cumprir seu segundo mandato como deputada federal. Desde janeiro de 2019, ocupava o cargo de Secretária Nacional Adjunta da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulher – do MMFDH -, se licenciando para assumir a Secretaria.

 

Rosinha sempre foi uma grande liderança no movimento de pessoas com deficiência. Quando parlamentar, teve grande atuação na garantia e efetivação dos direitos da pessoa com deficiência. Com ações de articulação para aprovação de projetos de lei, tais como: Aposentadoria Especial para pessoa com deficiência; Lei Brasileira de Inclusão; o uso do FGTS para compra de órtese e prótese; e a alteração da Lei Maria da Penha, para registrar se a vítima tem deficiência ou teve sua deficiência agravada pela violência.